segunda-feira, 2 de abril de 2012

Texto Auxiliar / O Ensino Médio Politécnico: Pesquisar

PESQUISAR :A arte de descobrir novos horizontes
Se todos nós temos perguntas/problemas e buscamos alternativas para os mesmos e, se a pesquisa nos leva a desenvolver o conhecimento, criar alternativas para problemas e a descobrir novos horizontes, então todos podemos ser pesquisadores.
Geralmente, quando ouvimos falar em pesquisa, nos reportamos a laboratórios cheios de aparelhos sofisticados, tubos de ensaio, produtos químicos etc, ou então a números, dados, porcentagem, ou ainda, a pessoas importantes, cientistas, doutores, professores e outros. No entanto, a pesquisa não tem endereço certo, quer dizer, não é só em laboratórios que ela se encontra. A pesquisa está próxima de nós, ela faz parte do nosso dia-a-dia. Para pesquisar é necessário, em primeiro lugar, ter um problema ou uma pergunta a resolver. Ou seja, quando nos dispomos conscientemente a resolver um problema, estamos dando início a uma pesquisa.
Passos para a pesquisa
Para realizar uma pesquisa não há uma receita pronta para seguir. Há, no entanto, alguns elementos importantes a observar, dos quais destacamos:
Problema: Na vida, no dia-a-dia, nos deparamos com vários problemas, somos desafiados sempre a tomar decisões e definir rumos. Por exemplo, se estamos desempregados, vamos fazer o levantamento de quais são as qualificações, capacidades, habilidades que possuímos e onde podemos ir buscar trabalho dentro dessas condições. Mas buscamos também saber por que estamos desempregados, se este é um problema que apenas nós estamos enfrentando ou se mais pessoas estão nesta situação. A partir disto, levantamos várias hipóteses, respostas, alternativas para resolver nosso problema.
Temos que ter presente que problema na pesquisa não se refere a uma coisa negativa e sim a algo que nos ajuda a construir e encontrar saídas.
A forma de levantar um problema, de fazer a pergunta, define de certa maneira a perspectiva que daremos à pesquisa. Por isso é importante saber fazer as perguntas, ver quem faz as perguntas e para quem e por que estas perguntas/problemas são considerados importantes. Ou seja, quais são os objetivos que pretendemos atingir com a pesquisa.
Hipóteses: São as várias possibilidades de solução que levantamos para responder o problema, ou seja, são respostas antecipadas que imaginamos a partir do conhecimento que já possuímos acerca do objeto a ser investigado.
No entanto precisamos comprovar ou refutar nossas hipóteses para ter um resultado da pesquisa, pois não podemos ficar no “achismo”, em opiniões, precisamos ter bases concretas, “provas” para realizar nossas pesquisas. Para tanto, precisamos buscar dados, o que implica em ver onde podemos buscá-los, o que precisamos para comprovar nossas hipóteses e qual será o método que vamos usar. Podemos buscar dados, respostas para nossas pesquisas em vários lugares: em livros, revistas, jornais(dados bibliográficos); em arquivos; em fotografias, objetos, ou junto às pessoas, através de entrevistas, questionários etc. Ou seja, às vezes as respostas podem estar onde menos esperamos.
Podemos, por exemplo, chegar ao término da pesquisa e concluir que as hipóteses que levantamos no início da pesquisa não eram verdadeiras. Isso não quer dizer que a pesquisa não tenha sido válida, ao contrário, ela pode nos mostrar justamente por onde não devemos andar, ou ainda, nos mostrar caminhos que antes não havíamos pensado em seguir.
Por que é importante pesquisar?
Quando realizamos qualquer pesquisa, precisamos sempre ter presente por que vamos fazê-la, em que ela vai contribuir para melhorar a vida das pessoas na sociedade.
A pesquisa, antes de tudo, gera conhecimento, pois leva-nos a refletir, pensar, ler, escrever e descobrir novos horizontes. É importante que tornemos públicos os resultados aos quais chegamos, pois se guardamos o conhecimento adquirido para nós, ele não terá importância nenhuma para a sociedade.
A pesquisa nos possibilita também a olhar de forma crítica a realidade, na medida em que ela nos instiga à busca do novo, para a formulação de novas perguntas e para a produção própria e criativa do conhecimento.
Poderíamos iniciar a pesquisa nas escolas e também fora dela, para torná-la mais presente em nossa vida. No entanto, a proposta da pesquisa quebra com a lógica pedagógica de muitas escolas, que se preocupam somente em dar respostas aos alunos. Pois, a pesquisa preocupa-se em fazer perguntas e levar os próprios alunos a buscar soluções, instigando sua criatividade que leva a questionar aquilo que muitos não querem que seja questionado.
* Cristiane Sander, licenciada em história-UNIJUÍ, mestranda em Serviço Social-PUCRS. Abril/2000