quarta-feira, 15 de junho de 2011

Histórico da Escola

           Nossa escola surgiu em 1916 como escola particular e chamava-se Escola Particular Ítalo-Brasileira, localizava-se onde hoje é o Posto de Saúde.
Mais tarde pôr volta de 1925 a escola passou a ser Escola Municipal de Passo Fundo, já que Vila Langaro pertencia a Passo Fundo.
Com a emancipação de Tapejara, em 1955 a escola ficou sendo Escola Municipal de Tapejara.
Em 1958, os Senhores Vitório Lângaro e Hermínio Lângaro, doaram uma parte de terra e alguns membros da comunidade colaboraram para a aquisição de 40.000 m2 , onde forma construídas dois prédios de madeira. A Escola passou a ser estadual e chamava-se Escola Rural de Colônia Lângaro.
Em 1961 foi denominada Escola Rural Isolada de Colônia Lângaro.
Em 1969 chamou-se Grupo escolar Rural Marquês de Marica e atendia alunos de 1ª a 4ª série.
A 5ª série foi implantada em 1975. Os alunos eram atendidos no salão da comunidade. A 6ª série foi implantada em 1977 e a 7ª e 8ª série em 1979, ano em que foi inaugurado um dos prédios com 179,90 m2 , que existe até hoje
Em 1981 através de Decreto a Escola passou a ter a denominação de: Escola Estadual de 1º Grau Marquês de Marica. Este nome foi escolhido em homenagem a Marino José Pereira da Fonseca, o “Marquês de Maricá” que nasceu no Rio de janeiro em 18 de maio de 1773, filho do dono de uma padaria ganhou o apelido de Doutor Biscoitinho. Estudou matemática e filosofia em Coimbra. Ocupou cargos importantes entre o quais: Diretor-Tesoureiro da Imprensa égia, Administrador – Tesoureiro da Fábrica de Pólvora, Ministro da Fazenda, Senador, foi antiescravocrata. Marquês de Maricá publicou coletâneas de poesias. Morreu em 16 de setembro de 1845 com 75 anos.
Em 1981 a escola passou a ser denominada Escola Estadual de 1º Grau Marquês de Marica.
Em 1989 foi inaugurado o novo prédio de 320,25 m2 em alvenaria.
Em 2001, através do Parecer 640 o Conselho Estadual de Educação aprovou o Projeto de oferta experimental de Ensino Médio Alternativo por 03 anos com a Escola Base que sediava a estrutura básica sendo este o Conjunto Educacional de Passo Fundo.
Em 06 de dezembro de 2006 o Conselho Estadual de Educação, através do Parecer nº. 880, credenciou a Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá de Vila Lângaro para a oferta de Ensino Médio.
Em 1º de março de 2007 passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá
Atualmente a escola atende alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Hoje a escola possui:
            - 109 alunos no Ensino Fundamental;
            - 92 alunos no Ensino Médio;
            - 06 funcionários;
            - 22 professores
A Escola pertence a 7ª Coordenadoria Regional de Educação de Passo Fundo, a atual diretora é Jussara Lúcia Rodighero Comiran e sua vice-diretora é Maristela Tognon de Mello.
A escola faz um trabalho em conjunto com a comunidade através de projetos interdisciplinares visa uma educação libertadora, formadora de sujeitos críticos e transformadores da realidade, na perspectiva da construção de uma sociedade justa, democrática e humanista que considere o homem em sua relação como meio e os demais.
Esta escola esteve presente em toda a caminhada do nosso município. Desde a colonização de Vila Lângaro a população pensou em oferecer educação e construção aos que aqui moravam. Muitos alunos e professores por aqui passaram. Hoje, cabe a nós, comunidade escolar, fazer a nossa história na caminhada de escola.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário